mardi 28 février 2012

CENTRO INSTRUCÃO COMANDOS ANGOLA II


Camarada Instruendo,

Não vieste frequentar um curso findo o qual serás "COMANDO".
O título que tanto ambicionas não se consegue no fim de uma instrução, pois que não representa o fim dos deveres e dos sacrificios que te são exigidos. Quando terminares o teu curso não estarás realizado como "COMANDO", mas serás apontado e identificado pela superior qualidade que de ti exiges sempre e pelos sacrificios que te sustentarão.
Ser "COMANDO" é uma forma diferente de estar na vida, é dar testemunho de uma qualidade superior nos obstáculos e sacrificios vencidos.
Ser "COMANDO" é servir melhor nas piores condições. No combate, no quartel, na vida, um "COMANDO" distingue-se pela vontade com que enfrenta as situações e pela qualidade das suas resoluções. É esta qualidade que queremos encontrar em ti e que agora hás-de revelar nas imposições da instrução, pela determinação com que transpões os obstáculos que ela te vai criando e pela vontade com que te dás aos sacríficios que ela te vai exigindo. A par do intenso treino a que estás a ser submetido, temos-te mostrado também a qualidade da nossa conduta como homens. Como homens e como "COMANDOS" temos normas de conduta que acreditamos serem absolutamente necessárias para que os nossos fins sejam atingidos. Nunca as missões "COMANDO" podem ser executadas por homens sem personalidade, sem noção da responsabilidade, sem vontade e sem domínio sobre si mesmos, estes serão os bonecos com arma na mão que aos primeiros contactos com a dureza da guerra estariam perdidos, derrotados e com eles os seus ideais.
Nós "COMANDOS", sabemos que por detrás de um "COMANDO" tem de estar um homem com sólida estrutura humana, só ele, na qualidade dos seus valores morais, nos seus dotes de inteligência, na sua capacidade de auto-domínio saberá sobrepôr-se ao instinto e à atracção das soluções fáceis, para dar testemunho de uma melhor qualidade.
Camarada Instruendo futuro "COMANDO", aqui, a par da técnica de contra-guerrilha queremos que cultives a tua personalidade, aumentando a tua cultura, analisando os teus próprios sentimentos, pondo à prova a tua vontade, a tua agressividade e e o teu autodomínio. Aprenderás que o carácter, a lealdade, o respeito pelo chefe, pelo camarada e principalmente pelo subordinado são deveres que jamais poderemos esquecer sem fazer perigar a nossa própria vida.
Exige de ti próprio uma conduta de homem e como "COMANDO". Em breve te integrarás nos nossos moldes e acharás absurdo ter vivido de outra maneira.
Pensa e dedica-te à preparação do que será a tua vida como "COMANDO".
Medita...Ser "COMANDO" é em permanência uma afirmação de qualidade e sobre ela, uma forma de estar no mundo.

Acção Psicológica - CIC Angola, anos 60

Aucun commentaire: